O município de Constância prepara-se para receber milhares de pessoas e cerca de 50 embarcações engalanadas durante o fim de semana da Páscoa, entre os dias 18 e 21 de abril, nas tradicionais Festas do Concelho e em honra da padroeira local, Nossa Senhora da Boa Viagem.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Oliveira, esta é “uma tradição secular e uma festa consolidada na região”, que atrai anualmente centenas de marítimos e milhares de visitantes para assistirem à emblemática bênção dos barcos nos rios Tejo e Zêzere. Esta cerimónia relembra os tempos em que os que viviam dos rios pediam proteção à padroeira para enfrentar um novo ano de trabalho, marcado pela dureza e pelos perigos das águas então caudalosas, que serviam de estradas da época.
Sérgio Oliveira destacou que este é “um momento que exalta a tradição, os encontros, afetos e amizades”, reforçando a importância de celebrar a história e identidade locais. “Em termos culturais e religiosos, as Festas da Boa Viagem são o momento maior do concelho”, afirmou.
O evento assume duas vertentes principais: a religiosa, com mais de dois séculos de tradição, que inclui missa, procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, bênção das embarcações no Tejo e Zêzere, e também das viaturas na Praça Alexandre Herculano; e a vertente popular, que contempla um vasto programa de animação com concertos, gastronomia, artesanato, atividades desportivas e culturais.
A forte ligação histórica de Constância aos rios, à agricultura e ao mundo rural será ainda evidenciada na tradicional tarde de folclore promovida pelo Rancho Folclórico os Camponeses de Malpique, uma das iniciativas que, segundo o autarca, “congregam em si a identidade do nosso concelho”.
As ruas da vila serão decoradas com milhares de flores de papel e plástico, fruto do envolvimento da população, da comunidade escolar e das associações locais, numa festa que, segundo Sérgio Oliveira, “só é possível colocar de pé com o apoio das forças vivas do concelho”.
No último dia das festas, feriado municipal, as embarcações provenientes de vários municípios ribeirinhos do Tejo são esperadas no cais de Constância, numa celebração que presta homenagem às tradições culturais e religiosas da região. As embarcações subirão o Tejo desde o cais de Tancos, em Vila Nova da Barquinha, até Constância, num momento particularmente simbólico este ano, em que “água não falta” nos rios, referiu o presidente.
Ainda inserida nas festividades, realizar-se-á a receção a uma delegação da vila francesa de Fondettes, com a qual Constância está geminada há mais de 25 anos. A cerimónia, marcada para domingo, 20 de abril, contará com a presença do maire de Fondettes, Cédric de Oliveira. “É importante para um território como Constância alargar horizontes e procurar parcerias que possam trazer desenvolvimento”, sublinhou o autarca.
O programa musical inclui artistas como Carolina Deslandes, Karetus, Quem é o Bob, a Orquestra Ligeira do Exército e Rouxinol Faduncho, além de grupos de folclore e cantares populares. O encerramento será marcado por um espetáculo pirotécnico.
Entre as atividades paralelas, destaque para o XXXV Grande Prémio da Páscoa em atletismo, aulas de zumba, uma mostra nacional de artesanato e de doces, e espaços dedicados à gastronomia regional.