A Freguesia de Alcoentre, no Concelho de Azambuja, prepara-se para receber mais uma edição da Festa das Tasquinhas e do Torricado, que decorrerá entre os dias 2 e 4 de maio de 2025, no espaço envolvente ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre. Com entrada livre, este evento promete três dias repletos de gastronomia tradicional, animação cultural e forte envolvimento do movimento associativo local.
Gastronomia e cultura em destaque
A abertura oficial acontece na sexta-feira, 2 de maio, às 19h00, com a inauguração das tradicionais tasquinhas. A animação musical terá início às 22h00 com a atuação da banda “Xeques Orquestra”, que promete contagiar o público com muita energia até altas horas da madrugada.
No sábado, 3 de maio, o recinto reabre ao meio-dia, trazendo de volta os sabores típicos da região. A partir das 16h00, sobem ao palco o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alcoentre, o grupo “Casais Combat” da A.C.R. de Casais das Boiças e a bandinha “Amigos da Música”. A programação noturna arranca às 21h00 com apresentações da escola de Karaté da A.C.R. de São Salvador e Espinheira, do grupo juvenil de dança “Double D” e termina com um concerto da banda “Grupo AF”.
O domingo, 4 de maio, último dia do evento, traz nova ronda gastronómica a partir do meio-dia. A animação da tarde começa às 16h00 com a Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre, seguida do Grupo de Ginástica de Manutenção da A.D.C. de Tagarro e do grupo musical “Os Eiras”. O destaque final vai para o espetáculo de stand-up comedy com o humorista João Caçoilas, agendado para as 18h00.
Participação associativa e valorização do Torricado
A Festa das Tasquinhas e do Torricado 2025 conta com a participação de várias associações locais, entre as quais os Bombeiros Voluntários de Alcoentre, AJA – Associação de Jovens de Alcoentre, A.C.R. Casais das Boiças, A.C.R. São Salvador e Espinheira, A.R.C. Quebradas, A.D.C. Tagarro, Casa do Povo de Alcoentre e a Associação de Desenvolvimento Local ADL-2065.
A iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia de Alcoentre, com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja, e integra a marca territorial “AZAMBUJA – TERRAS DO TORRICADO”, lançada em 2018 para promover o Torricado, prato típico da região Ribatejana, e todas as manifestações culturais a ele associadas.
Horários de encerramento
O recinto encerrará às 04h00 nas noites de sexta-feira e sábado, e às 20h00 no domingo, após três dias intensos de convívio, tradição e sabores únicos.