Toy, de 62 anos, surpreendeu os fãs ao revelar que a relação com Marco Paulo nem sempre foi harmoniosa. Em entrevista ao podcast Posto Emissor, da revista Blitz, o cantor e compositor natural de Setúbal partilhou episódios marcantes da sua convivência com o icónico intérprete de "Coração Não Tem Idade".
Tudo começou com músicas gravadas por Marco Paulo
Segundo Toy, a ligação entre ambos começou de forma indirecta, quando Marco Paulo e José Alberto Reis gravaram composições suas. "Tinha-me dado um mini-rendimento na Sociedade Portuguesa de Autores e já percebia que podia ganhar dinheiro com aquilo", explicou. Estas primeiras gravações deram-lhe a confiança de que a sua música tinha qualidade.
Encontro pessoal não correu como esperado
O primeiro contacto pessoal entre os dois artistas aconteceu na Suíça, enquanto Toy vivia na Alemanha. "Fui contratado para fazer a primeira parte do espectáculo dele. Quando cheguei lá, quis conhecê-lo porque ele já tinha gravado três canções minhas", contou. No entanto, a recepção de Marco Paulo foi fria: "Disse-me: 'Você é que é o António Ferrão? Bonitas, e tal', mas não me passou muito cartão".
Relação azedou após regresso a Portugal
De acordo com Toy, quando regressou a Portugal e assinou com a editora Valentim de Carvalho, a relação com Marco Paulo deteriorou-se ainda mais. "Acho que ele, mal aconselhado, ficou com receio que lhe fosse tirar o lugar. Alguém lhe foi dizer: 'O Toy agora vai tirar-te o lugar'", revelou.
Reconciliação e reconhecimento mútuo
Apesar do início atribulado, os dois artistas acabaram por reconciliar-se. "Ficámos amigos. Expliquei-lhe uma série de situações", disse Toy, acrescentando que lamenta não ter chegado a escrever uma última canção para Marco Paulo. "Tenho imensa pena, porque acho que o Marco foi uma pessoa muito sofrida."
Marco Paulo: um artista marcado por influências negativas
Toy encerrou o desabafo com palavras de empatia para com o colega. "Ao contrário do que as pessoas possam pensar, que o sucesso foi muito bonito, ele era uma pessoa muito sofrida, muito influenciável, e a grande maioria das vezes eram influências más que lhe deram sofrimento."