Cidade do Vaticano, 8 de maio (18h10) – A Igreja Católica tem um novo líder. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, natural de Chicago, foi eleito Papa e anunciou o nome pontifício de Leão XIV. A decisão histórica foi proclamada esta quinta-feira ao final da tarde, na tradicional aparição na janela da Basílica de São Pedro, com o anúncio "Habemus Papam", que marcou o início de um novo capítulo para o Vaticano e para os católicos em todo o mundo.
Papa Leão XIV, com 69 anos, torna-se o primeiro Papa oriundo dos Estados Unidos da América. Membro da Ordem de Santo Agostinho, Prevost foi nomeado cardeal em 2023 pelo Papa Francisco, seu antecessor, num gesto que agora ganha novo significado à luz da sua eleição ao cargo mais alto da Igreja Católica.
A eleição foi recebida com emoção por milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, que aguardam o primeiro discurso público do novo pontífice, previsto para os próximos momentos.
Com a escolha de Leão XIV como nome papal, Robert Prevost homenageia a tradição, ao mesmo tempo que simboliza uma nova era na liderança espiritual global.