O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aumentou de seis para dez os distritos sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, que poderão ser acompanhados de trovoada e queda de granizo. O aviso estende-se ao dia de hoje, quinta-feira, e prolonga-se até sexta-feira.
Os distritos de Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria e Portalegre estarão sob aviso amarelo entre as 12:00 e as 21:00 desta quinta-feira e, novamente, entre as 12:00 e as 18:00 de sexta-feira. Já Beja, Castelo Branco e Coimbra estarão sob o mesmo nível de alerta entre as 12:00 e as 18:00 de sexta-feira.
O distrito de Faro foi igualmente colocado sob aviso amarelo, com previsão de aguaceiros fortes entre as 00:00 e as 06:00 de sexta-feira. Está também prevista agitação marítima, com ondas de sueste entre os 2 e os 2,5 metros, entre as 03:00 e as 12:00 de sexta-feira.
O aviso amarelo é o menos grave numa escala de três e é emitido quando existem condições meteorológicas que representam risco para certas atividades, embora não sejam consideradas extremas.
Para esta quinta-feira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, aguaceiros e trovoadas, em especial nas regiões do centro e sul do continente. Há ainda previsão de poeiras em suspensão, vento fraco a moderado, tornando-se mais intenso nas terras altas. As temperaturas mínimas vão variar entre os 11 ºC (Guarda) e os 18 ºC (Portalegre), enquanto as máximas oscilarão entre os 21 ºC (Guarda) e os 30 ºC (Braga).
Na sexta-feira, a instabilidade meteorológica deverá intensificar-se, com previsão de aguaceiros por vezes fortes e trovoada em todo o território continental. Este cenário poderá prolongar-se, segundo o IPMA, pelo menos até domingo.