Seja bem vindo ao nosso site Mais Música Web Radio A Sua Melhor Companhia 24 Horas Por Dia!

Hora Certa

No Ar
Últimas Músicas
Agenda
30/4
Festa do Vinho do Cartaxo 2025: Cultura, Música e Tradição de 30 de Abril a 4 de Maio
1/5
Sabores do Toiro Bravo 2025: Coruche Celebra a Tradição e a Gastronomia de 1 a 4 de Maio
1/5
Cortes e Lendas ? Santarém Medieval revive a história da cidade entre 1 e 4 de Maio
8/5
Feira de Magos 2025: Tradição e Cultura de 8 a 11 de Maio em Salvaterra de Magos
Peça sua Música

Pedir
Nenhuma registro encontrado
tarde
Jv
ava
reflexos
alves
tj
jp
Top Música
1
JOÃO CANIÇOO AMOR ESTÁ VIVO
2
TUCHAFICA COMIGO ESTA NOITE
3
ÁGATAAMOR LATINO
Nacional

Nova Lei Agrava Penas para Agressões a Polícias, Bombeiros e Guardas Prisionais

Publicada em 18/04/2025 às 10:02h - 7 visualizações Lusa

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Nova Lei Agrava Penas para Agressões a Polícias, Bombeiros e Guardas Prisionais

Entrou hoje em vigor a nova lei que endurece as penas para crimes de agressão contra agentes da autoridade, bombeiros e profissionais da Proteção Civil, ao mesmo tempo que alarga a isenção do pagamento de custas judiciais a professores, médicos e outros trabalhadores dos serviços públicos.

De acordo com o diploma publicado em Diário da República a 19 de março, o crime de ofensa à integridade física simples contra polícias, guardas prisionais e agentes de segurança passa a ser punido com pena de prisão entre um e quatro anos, quando anteriormente a moldura penal se limitava a três anos.

Nos casos mais graves, considerados como ofensa à integridade física qualificada, a pena máxima aumenta de quatro para cinco anos de prisão. A lei visa proteger de forma mais efetiva os profissionais que exercem funções de risco e contacto direto com o público.

Aumento de penas para resistência e coação sobre funcionário

A nova legislação também altera a moldura penal para o crime de resistência e coação sobre funcionário, aplicável quando alguém recorre à violência para impedir um agente de exercer as suas funções, como por exemplo uma detenção. Nestes casos, a pena sobe de um a cinco anos para um a oito anos de prisão.

Este crime, que já abrangia membros das Forças Armadas e de segurança, passa agora a incluir bombeiros, guardas prisionais, agentes da Proteção Civil, fiscais de transportes coletivos e profissionais das áreas da saúde e educação.

Mais profissionais protegidos por lei

A nova norma reconhece ainda que a agressão a certos profissionais, como bombeiros, professores, médicos, fiscais de transportes coletivos e outros trabalhadores da saúde e educação, pode revelar “especial censurabilidade ou perversidade”, sendo enquadrada como ofensa qualificada — com pena até quatro anos de prisão.

Isenção de custas judiciais alargada

Além do reforço das penas, a lei estabelece que professores, médicos, guardas prisionais, fiscais e funcionários da Autoridade Tributária e Aduaneira passam a estar isentos de custas judiciais sempre que estejam envolvidos em processos relacionados com ofensas sofridas no exercício das suas funções. Este direito já se aplicava anteriormente a polícias e forças de segurança.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
avaespacialvidiscounvivadiscopais real

Copyright (c) 2025 - Mais Música Web Radio - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD