Um morto e um ferido grave foi o resultado de um acidente com um engenho explosivo ocorrido ao início da tarde desta segunda-feira, 31 de março, no perímetro do Campo de Tiro da Força Aérea, na freguesia de Samora Correia.
As primeiras informações indicavam que a ocorrência envolvia militares, mas a Proteção Civil confirmou que a detonação de um engenho explosivo terrestre feriu dois civis que realizavam trabalhos na unidade militar.
Segundo comunicado da Força Aérea, as vítimas pertenciam a uma empresa privada contratada para atividades de gestão florestal do Campo de Tiro. No momento da explosão, encontravam-se a cortar pinheiro manso fora dos perímetros das carreiras de tiro.
O alerta para a ocorrência foi dado pelas 13h45, mobilizando meios dos Bombeiros de Samora Correia, INEM e GNR, além do apoio médico da unidade militar. No total, estiveram no local 15 operacionais, apoiados por seis viaturas terrestres e um meio aéreo.
Fonte do socorro confirmou ao NS que a vítima mortal, com cerca de 35 anos, era trabalhador de uma empresa sediada em Vendas Novas. O ferido grave foi transportado para o Hospital do Barreiro, com suporte da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) dessa unidade hospitalar.
No local estiveram também a VMER de Vila Franca de Xira e o helicóptero do INEM de Évora, que acabaram por ser desmobilizados posteriormente.
A Polícia Judiciária Militar já se encontra no local para investigar as circunstâncias do acidente.