A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no passado domingo, cinco pessoas no concelho de Coruche, distrito de Santarém, na posse de 1.571 doses de cocaína, no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes que decorria há cerca de um ano e meio.
Em comunicado hoje divulgado, a GNR explica que a operação resultou da realização de 15 buscas, das quais cinco domiciliárias e dez em viaturas, culminando na detenção de duas mulheres e três homens, com idades compreendidas entre os 19 e os 66 anos.
Segundo a força de segurança, dois dos detidos tinham mandados de detenção pendentes, enquanto os outros três foram apanhados em flagrante delito por posse ilegal de armas e tráfico de droga.
Durante a ação policial foram apreendidos diversos bens, incluindo 1.571 doses de cocaína, uma balança de precisão, 3.185 euros em numerário, duas pistolas, seis munições, duas caçadeiras, seis cartuchos, uma trotinete elétrica, 20 relógios, artigos em ouro (anéis, pulseiras e fios), quatro viaturas e metais não preciosos.
A GNR revelou ainda que um dos detidos possui antecedentes criminais por crimes da mesma natureza.
Dos cinco detidos, quatro foram presentes ao Tribunal Judicial de Santarém, tendo um deles ficado em prisão preventiva. Os restantes ficaram sujeitos à medida de coação de apresentações periódicas no posto policial da sua área de residência. A quinta detida, uma mulher de 66 anos, ficou em liberdade, sujeita a termo de identidade e residência.
A operação contou com o apoio do Destacamento Territorial de Coruche, do Destacamento de Intervenção de Santarém, do Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE), do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) e do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP), pertencentes à Unidade de Intervenção da GNR.