A forte precipitação que se fez sentir ao final da tarde de sábado, 12 de abril, provocou várias inundações no concelho de Alpiarça, afetando particularmente as estradas nacionais EN118 e EN368.
Na EN118, entre a zona industrial de Alpiarça e Vale de Cavalos, já no concelho da Chamusca, registaram-se inundações significativas, assim como na EN368, que liga a vila alpiarcense à localidade do Casalinho.
Além dos alagamentos, verificou-se ainda a queda de um muro junto à EN118. Apesar da gravidade da situação, não há registo de danos em viaturas ou feridos. Nas redes sociais, multiplicam-se os vídeos e fotografias partilhados por transeuntes, evidenciando a intensidade das cheias nas vias afetadas.
De acordo com informação avançada pelo Comando Sub-Regional da Proteção Civil da Lezíria do Tejo, foram sinalizadas dez ocorrências de inundações. A maioria tratou-se de situações pontuais, resultantes da dificuldade no escoamento das águas pluviais. Contudo, a EN118 permanece cortada entre Alpiarça e Vale de Cavalos devido à queda do muro.
A presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Sónia Sanfona, recorreu à rede social Facebook para tranquilizar a população, informando que as equipas da proteção civil e dos bombeiros estão no terreno a sinalizar as estradas inundadas.
“Caso haja situações que justifiquem (…) como casas de habitação inundadas ou outros locais com perigo para as pessoas, animais e bens, podem contactar os bombeiros ou a proteção civil municipal”, apelou a autarca na publicação.
Nas operações de limpeza e sinalização estiveram envolvidos 33 operacionais dos Bombeiros Municipais de Alpiarça e da GNR, com o apoio de 16 viaturas.
As autoridades continuam a monitorizar a situação, apelando à prudência dos condutores e transeuntes nas zonas afetadas.