Portugal volta a afirmar-se como destino balnear de excelência em 2025, com 444 galardões atribuídos pela Bandeira Azul, incluindo 404 praias (354 costeiras e 50 interiores), 18 marinas e 22 embarcações ecoturísticas, segundo anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul da Ambiente e Educação (ABAAE).
Este número representa um aumento de seis bandeiras azuis em relação a 2024, reforçando o compromisso do país com a qualidade ambiental, segurança e educação para o desenvolvimento sustentável.
Sintra regressa com força à lista de praias galardoadas
Após uma ausência de dez anos, o concelho de Sintra regressa ao programa da Bandeira Azul, com destaque para as praias da Adraga, Grande, Maçãs e Magoito, juntando-se a São Julião, no concelho de Mafra. “Temos agora a costa totalmente preenchida com bandeiras azuis, do Norte ao Sul e nas regiões autónomas”, sublinhou José Archer, presidente da ABAAE.
Destaques por região: Norte e Algarve com ligeiras perdas
Destaques nacionais e datas importantes
Além das praias, Portugal conta com 23 Centros Azuis, estruturas dedicadas à educação ambiental, próximas das zonas balneares.
Portugal no Top 10 mundial da Bandeira Azul
Com este resultado, Portugal ocupa a 6.ª posição entre os 51 países que integram o programa internacional Bandeira Azul, evidenciando a aposta contínua em praias sustentáveis e de qualidade.
O anúncio oficial foi feito esta terça-feira no Aquário Vasco da Gama, em Dafundo, Oeiras, marcando o início da temporada balnear com mais um motivo de orgulho para todos os portugueses.