A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) irá investir mais de 2 milhões de euros na ampliação e requalificação das instalações do departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém.
De acordo com o concurso público lançado esta segunda-feira, a intervenção abrangerá uma área de 643 metros quadrados do hospital, com o objetivo de instalar, num espaço sobrante do atual edifício, os serviços ambulatórios de Psiquiatria e Pedopsiquiatria.
A obra prevê a criação de modernas condições de atendimento para os utentes, incluindo áreas de receção e espera, uma sala de Administração, bem como instalações sanitárias adequadas.
Na vertente da Pedopsiquiatria, está prevista a construção de 8 gabinetes de consulta, com uma média de 10m² cada, um ginásio com 26m², duas instalações sanitárias, uma área de Hospital de Dia com 22m², uma sala para reuniões/equipa comunitária com 21m², e ainda zonas de arrumos e sujos, com 5m² e 8m², respetivamente.
Por sua vez, o espaço destinado à Psiquiatria contará com 9 gabinetes de consulta, igualmente com cerca de 10m² cada, uma sala para a equipa comunitária com 20m², uma sala de enfermagem com 21m², instalações sanitárias e zonas de arrumos e sujos com 7m² e 6m², respetivamente.
O valor base do concurso é de 2.075.000 euros, acrescidos de IVA, estando a duração da intervenção estimada em nove meses.
Esta requalificação representa um passo importante na melhoria dos cuidados de saúde mental na região, reforçando a capacidade de resposta do hospital às necessidades da população.