No próximo dia 28 de abril, o Hospital de Dia de Oncologia Médica da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) será palco da primeira edição do “ConVida”, um evento que une saúde, música e humanidade, com o objetivo de proporcionar momentos de bem-estar e descontração aos doentes oncológicos em tratamento ativo.
O diagnóstico de cancro representa, para muitos, um dos momentos mais desafiantes da vida, dando início a um percurso marcado pela incerteza, pelo medo e pelo sofrimento. As deslocações frequentes ao hospital e a exigência dos tratamentos agravam inevitavelmente a carga emocional dos doentes. Foi a pensar nestas dificuldades que os serviços de Pneumologia, Oncologia Médica, Cuidados Paliativos e a Liga dos Amigos do Hospital de Santarém se uniram para criar um momento especial e significativo, levando a música até ao Hospital de Dia.
A organização recorda que “pelo menos desde a II Guerra Mundial, a música tem demonstrado benefícios em contexto hospitalar, contribuindo para a redução do stress, da ansiedade, da pressão arterial e até para o fortalecimento do sistema imunitário”.
O evento “ConVida” nasceu da inspiração na história de um sobrevivente de cancro do pulmão que, após atingir estabilidade clínica, partilhou o desejo antigo de aprender a tocar saxofone — um sonho acarinhado pela equipa médica e que passou a simbolizar a resiliência e a esperança que o evento pretende celebrar e transmitir.
Ao longo do dia, o programa contará com atuações musicais de artistas e grupos locais, incluindo Ricardo Gama e João Correia, Jorge Heliotrope Duarte, Maestro Simões Ribeiro com o coro ANIMATUNA.HD, Ana Pacheco Duarte, Célia Leiria, André Canha e os Rouxinóis da Lezíria. Haverá ainda um momento de confraternização ao almoço, com “mimos gastronómicos” preparados fora da cozinha hospitalar.
A sessão de abertura está marcada para as 11h00 e o encerramento previsto para as 15h30, num dia inteiramente pensado para criar memórias positivas e com a ambição de se tornar o ponto de partida para futuras edições.